• Selak

SELAK, 30 anos de sucesso

Atualizado: Abr 7

Longa trajetória desenvolvendo e fabricando tintas, vernizes e revestimentos retardantes de proteção passiva transformam a Selak em referência com selo “Desenvolvimento Nacional”.

Há 30 anos a Selak iniciava um caminho que hoje a torna referência na fabricação de tintas e vernizes industriais. Foi um processo de atualização, desenvolvimento profissional e institucional constante que levou à empresa rumo a novos desafios.


Um desses desafios também está de aniversário e trata-se de um dos produtos de maior sucesso e vendas da Selak, sua linha Firelak de proteção passiva. Coincidentemente, há dez anos a empresa abraçou a ideia de desenvolver e fabricar um revestimento que fosse capaz de concorrer no mercado de proteção passiva e também incluir nessa equação os fatores de "desenvolvimento nacional" e "preço competitivo", tarefa que não foi fácil.


Na antiga fábrica, localizada na zona sul da cidade de São Paulo, o projeto começou como uma necessidade incipiente de alguns clientes e também graças ao alerta que a empresa mantinha com relação às exigências de prevenção ao fogo nos materiais de acabamento e construção.


Antiga Fábrica da Selak localizada na zona sul de São Paulo

Após seu lançamento, em 2009, a Firelak rapidamente assumiu uma enorme importância na linha de produção da Selak, melhorando não só o faturamento da empresa, senão que seu prestígio e ampliando sua atuação para um número cada vez maior de clientes. Entretanto, ninguém imaginaria que uma catástrofe transformaria definitivamente uma simples exigência de prevenção em uma condição obrigatória para aprovação de qualquer projeto técnico: em 2013, a tragédia da boate Kiss, na cidade de Santa Maria-RS, demonstrou que a proteção contra incêndio, como medida de não propagação do fogo, era não só necessária, senão que essencial. Assim, esse fato trágico e aterrorizante fomentou a imediata urgência de utilização de revestimentos contra incêndio pelo Brasil inteiro, alavancando a linha Firelak como um dos produtos massivamente solicitados e reconhecidos como linha dedicada com exclusividade à proteção passiva.


Hoje a linha Firelak, além da tinta, fornece outros produtos: Firelak Retardante de Chama Incolor e padrão Branco, atendendo diferentes substratos como madeira, tecido, lonas e elementos construtivos em geral; Firelak Ablativo para selagem de porta corta fogo; e futuramente Firelak Intumescente para estrutura metálica. Todos eles respondem à constante evolução que teve o mercado e à fiscalização cada vez mais exigente para a segurança na construção civil e industrial, o que trouxe também novos desafios para a fabricante. O primeiro deles foi a ampliação do espaço de produção, em 2014, com a mudança de local e concentração do processo produtivo em sua nova fábrica no Polo Industrial de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.


Fábrica da Selak localizada no Pólo Industrial de Mogi das Cruzes

O segundo desafio foi desenvolver uma política permanente de testes e ensaios de laboratório internos, assim como em outros laboratórios reconhecidos, tornando os processos cada vez mais rígidos e seguros. Dessa maneira, cada laudo que acompanha a venda de um produto comprova os resultados obtidos dos produtos, certificando a qualidade e resistência, requisito fundamental para a apresentação da documentação exigida em projetos técnicos de enquadramento e regularização de edificações.


Para chegar nesse patamar, os cuidados no processo produtivo têm sido cada vez mais rigorosos. “A linha Firelak é constantemente testada e analisada em nosso laboratório para manutenção da qualidade final do produto. Queremos alcançar patamares cada vez maiores de resistência contra o fogo e de acabamento, condição chave para o cliente. O propósito não é ser uma empresa reconhecida apenas no Brasil, buscamos a qualidade equivalente e até superior, às tintas e vernizes importados”, explica Lilian Jobim, Diretora Comercial da Selak Tintas e Vernizes.


Wagner Fernandes, proprietário da empresa de engenharia Fireprot, especializada em projetos técnicos de regularização e adequação de edificações, conta que “a linha Firelak tem demonstrado absoluta confiabilidade e grande eficácia, não havendo reclamação no pós-venda”. Além disso, acrescenta que sua empresa “há anos é cliente da Selak e aplica Firelak em quase todos seus projetos, normalmente em locais de grande concentração de público, pois o produto é bem documentado e sempre foi aprovado pelos órgãos federais de fiscalização”. De fato, ele explica que “a vantagem da utilização da linha Firelak é seu ótimo acabamento que, associado aos sistemas de combate ao fogo, minimiza os riscos de incêndio e protege discretamente as superfícies nos ambientes que determina o Corpo de Bombeiros. Portanto, trata-se de uma união muito boa e faz parte do processo de aprovação dos projetos técnicos”.


Para Luciano Borges Filho, Químico da Selak, os produtos retardantes Firelak não só precisam da análise de resistência e acabamento permanente nos ensaios de pós-produção, mas de todo um trabalho que começa muito antes, buscando matérias primas de performance. “Sermos uma empresa com foco na produção nacional é uma enorme responsabilidade, pois manter a qualidade final requer de uma cuidadosa seleção prévia de cada matéria prima a ser utilizada, resultado que nos dá um eficiente processo produtivo”, afirma.


Segundo a Diretora Lilian Jobim, os objetivos para o futuro são claros. Bons resultados são alcançados com muito trabalho de desenvolvimento e “os ensaios de laboratório são fundamentais. O investimento é considerável, contudo, eles têm sido cada vez mais regulares porque as exigências de proteção passiva também são mais fortes. Já temos ensaios dos nossos produtos em laboratórios muito reconhecidos no Brasil e no Chile, e agora estamos em testes de resistência de nossa nova linha intumescente em um laboratório dos Estados Unidos, pois queremos atingir o máximo patamar em termos de qualidade e continuar a consolidar ainda mais nossa marca no mercado”.


Desde 1989 desenvolvendo e fabricando tintas e vernizes para atender os diversos segmentos de aplicação técnica.

  • Linkedin

© por Selak Tintas e Vernizes Industriais

ATENDIMENTO

Estrada Taboão do Parateí, 151
Mogi das Cruzes/SP - CEP 08772-010

Segunda a Quinta das 7h às 17h - Sexta das 7h às 16h

tintas@selak.com.br
Telefone (11) 5667-6144   (11) 2500-2944

www.selak.com.br

www.selak.blog.br
 

(11) 9.9140-3135

  • Linkedin
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
Inscreva-se e receba informações e novidades da Selak Tintas e Vernizes
Comuni4