• Selak

FIRELAK Retardante de Chama para Madeira

Atualizado: Jul 2

De acabamento branco ou incolor, pode ser aplicado diretamente na madeira de forro, teto, vigas, paredes e superfícies de alto trânsito como *pisos e escadas.


A linha de produtos Firelak para madeira cumpre a função de resistência contra a propagação do fogo e da fumaça, bem como a obtenção de um ótimo acabamento. No entanto, essa equação gera, de fato, uma das grandes perguntas do cliente com relação a como fica o visual final após a aplicação.

Pois bem, para responder essa pergunta o fundamental é, primeiro, seguir sempre as instruções do fabricante no processo de preparação da superfície e, segundo, na fase de aplicação.

Há duas opções disponíveis de revestimento de proteção passiva para madeira:

  • Tinta Retardante de Chama branca para madeira: Com boa resistência e excelente acabamento, indicada para superfícies sem alto trânsito, como forros e paredes.

  • Verniz Retardante de Chama incolor para Madeira: De excelente resistência e ótimo acabamento, pode ser aplicada diretamente no substrato. Entretanto, se o objetivo for de aplicação em *locais de alto trânsito, como piso e escadas, por exemplo, é altamente recomendado o uso de Top Coat Auto Extinguível, ideal para a melhoria do verniz e aumento da resistência mecânica do produto sem comprometer sua resistência.


Aplicação do Revestimento Retardante


O verniz e a tinta retardante já estão na viscosidade ideal para aplicação. Portanto, não misture com absolutamente nenhum outro produto, somente homogeneizar bem antes da aplicação, a mesma que poderá ser feita com pistola airless, pincel, trincha ou rolo, dependendo da necessidade.

Antes de aplicar a linha Firelak Retardante de Chama, verifique a condição da superfície a ser protegida, como por exemplo, o grau de umidade da superfície. Caso houver excesso de umidade, evite a aplicação do retardante até que o substrato esteja bem seco.

Posteriormente, aplique lixa na superfície para ajudar à aderência. Caso seja possível, remova o produto comum já aplicado. Isso permitirá deixar a área o mais aplainada possível, livre de gordura ou qualquer detrito existente.

Finalmente, aplique a tinta ou o verniz retardante de chama respeitando todas as fases de cura de demãos e outras indicações da fábrica.



Exigências do projeto e do fiscalizador


Para determinar a área de cobertura de um projeto é necessário, primeiro, saber qual será a exigência de segurança disposta pelo fiscalizador, pois ele será quem indique os pontos que precisarão do revestimento retardante de chama em maior ou menor grau de proteção.


Qual a documentação da tinta/verniz retardante de chama?


A linha Firelak de proteção passiva para madeira fornece Certificado de Análise, Certificação de Ensaio em Laboratório para Propagação Superficial da Chama e Densidade Óptica da Fumaça. O Certificado de Análise é enviado junto com a Nota Fiscal de compra do produto, no entanto, o laudo dos ensaios deverá ser solicitado à fábrica, formalmente via e-mail, fornecendo os seguintes dados:


  1. Data da compra;

  2. Número da Nota Fiscal;

  3. CPF/CNPJ do comprador;

  4. Área total a ser aplicada;

  5. Tempo de resistência exigido;

  6. Local da aplicação;

  7. Nome do engenheiro responsável pelo projeto.


Saiba mais sobre o procedimento clicando aqui.


Preciso contratar uma empresa aplicadora?


O recomendável é que sim, pois além da aplicação, ela deverá fornecer a ART - Anotação de Responsabilidade Técnica - do projeto. Contudo, se não for possível contar com uma empresa de aplicação com expertise no assunto, você deverá contratar um engenheiro responsável pela obra que assine essa ART. Caso contrário, o laudo não será expedido.


Quais cuidados preciso ter ao escolher uma empresa de aplicação?


  • Analise primeiro se a empresa que irá executar o serviço tem expertise no assunto;

  • Verifique se a mesma conta com a documentação em dia;

  • Pesquise outros serviços similares executados pela empresa;

  • Confira se a mesma possui funcionários capacitados sobre o produto e com conhecimento de proteção passiva;

  • Consulte à fabricante sobre a homologação dessa empresa para a execução do trabalho;

  • Como explicado anteriormente, certifique-se que a empresa, no final do serviço, emita a ART - Anotação de Responsabilidade Técnica - necessária para aprovação do projeto - AVCB - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.


Para outras informações sobre a linha Firelak Retardante de Chama para madeira, como composição, espessura, rendimento, viscosidade, massa específica, entre outros, entre em contato através do e-mail tintas@selak.com.br ou no telefone (11) 5667-6144.




Desde 1989 desenvolvendo e fabricando tintas e vernizes para atender os diversos segmentos de aplicação técnica.

  • Linkedin

© por Selak Tintas e Vernizes Industriais

ATENDIMENTO

Estrada Taboão do Parateí, 151
Mogi das Cruzes/SP - CEP 08772-010

Segunda a Quinta das 7h às 17h - Sexta das 7h às 16h

tintas@selak.com.br
Telefone (11) 5667-6144   (11) 2500-2944

www.selak.com.br

www.selak.blog.br
 

(11) 9.9140-3135

  • Linkedin
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
Inscreva-se e receba informações e novidades da Selak Tintas e Vernizes
Comuni4