• Selak

Tinta Intumescente FIRELAK 2.0

Atualizado: Jul 28

Atende aos mais rigorosos ensaios de laboratório e é fabricada no Brasil


Novo produto da linha Selak de proteção contra o fogo, Firelak Intumescente para Estrutura Metálica fornece Laudo de fabricação, Certificação Internacional de testes e ensaios, e Carta de Cobertura, atendendo às mais diversas exigências de fiscalização para seu projeto.


Entenda como funciona a tinta intumescente


A National Geographic Channel - NatGeo - em seu programa "Gigantes da Engenharia", apresenta o funcionamento da Tinta Intumescente e como ela pode proteger uma estrutura metálica do fogo intenso. Veja o vídeo a seguir:



Exigências do projeto e do fiscalizador


Para determinar a área de cobertura de um projeto é necessário, primeiro, saber qual será a exigência de segurança disposta pelo fiscalizador, pois ele será quem indique os pontos que precisarão do revestimento intumescente e quais com maior proteção.


Cálculo de tinta FIRELAK aproximado em seu projeto de estruturas metálicas


O segundo ponto é entender como é feito esse cálculo de proteção, pois não se trata de uma tinta comum, e sim de um revestimento denso para manter suas características de proteção passiva. Assim, o rendimento de cada lata ou galão de tinta intumescente dependerá, basicamente, do cálculo medido em Kg/m² e limitado a sua camada em micras. Em outras palavras, quanto maior a camada aplicada, maior a proteção e menor rendimento por m², pois essa resistência será proporcional à grossura do material aplicado à estrutura.

E terceiro e não menos importante, sempre respeitar as indicações de aplicação para atingir os valores apresentados na tabela de cobertura do fabricante, já que esse é o ponto de referência obrigatório para alcançar a proteção desejada.

No seguinte vídeo é possível entender as vantagens de utilizar a tinta Firelak Intumescente em seu projeto:


Qual a documentação da tinta intumescente


A linha Firelak Intumescente para Estrutura Metálica fornece Certificado de Análise, Certificação Internacional de Testes e Ensaios e Carta de Cobertura. O Certificado de Análise é enviado junto com a Nota Fiscal de compra do produto, no entanto, o Laudo dos Ensaios deverá ser solicitado à fábrica, formalmente via e-mail, fornecendo os seguintes dados:

  1. Data da compra;

  2. Número da Nota Fiscal;

  3. CPF/CNPJ do comprador;

  4. Área total a ser aplicada;

  5. Tempo de resistência exigido;

  6. Local da aplicação;

  7. Nome do engenheiro responsável pelo projeto.


Saiba mais sobre o procedimento clicando aqui.


Preciso contratar empresa aplicadora?


O recomendável é que sim, pois além da aplicação, ela deverá fornecer a ART - Anotação de Responsabilidade Técnica - do projeto. Contudo, se não for possível contar com uma empresa de aplicação com expertise no assunto, você deverá contratar um engenheiro responsável pela obra que assine essa ART. Caso contrário, o laudo não será expedido.

Confira alguns pontos importantes na escolha:


  • Analise primeiro se a empresa que irá executar o serviço tem expertise no assunto;

  • Verifique se a mesma conta com a documentação em dia;

  • Pesquise outros serviços similares executados pela empresa;

  • Confira se a mesma possui funcionários capacitados sobre o produto e com conhecimento de proteção passiva;

  • Consulte à fabricante sobre a homologação dessa empresa para a execução do trabalho;

  • Certifique-se que a empresa de aplicação, no final do serviço, emita a ART - Anotação de Responsabilidade Técnica - necessária para aprovação do projeto - AVCB - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.


Como aplicar a tinta intumescente?


Fundo Primer e Firelak Intumescente

A ação preliminar é a preparação, sendo fundamental o emprego de lixa na superfície para retirar qualquer tipo de ferrugem e elementos contaminantes. Depois disso, o procedimento continua com o emprego de Primer Promotor de Aderência e Anticorrosivo, para facilitar a adesividade da tinta intumescente.

Por ser muito viscosa, sua textura tem a aparência de masa, pelo qual é importante realizar um processo de aplicação consistente e profissional, normalmente utilizando rolo ou pincel, muito recomendado, mas também sempre atendendo à exigência da carta de cobertura do fabricante.

Nesse estágio, além de muito importante, é essencial respeitar os períodos de cura da camada aplicada, pois a úmido sempre será maior do que depois de seca, o que diminui o revestimento se medido em micras entre o antes e o depois da secagem. Portanto, é primordial respeitar as fases de aplicação e secagem de cada camada até atingir a resistência demandada, sempre medida após o processo de cura.


Qual é o grau de proteção passiva que a Tinta Intumescente Firelak fornece na estrutura?


O tempo de proteção contra o fogo dependerá da camada aplicada na estrutura do local, atendida a exigência do ente fiscalizador. Deste modo, uma vez executado o serviço, a função da Tinta Intumescente será de prevenção e proteção, evitando o colapso da estrutura metálica em caso de incêndio, proporcionando maior resistência do aço contra o calor do fogo intenso e mantendo sua capacidade estrutural, provendo assim também o maior tempo possível para evacuação do local.

Para outras informações sobre a linha Firelak Intumescente para Estrutura Metálica, como composição, espessura, rendimento, viscosidade, massa específica, entre outros, entre em contato através do e-mail tintas@selak.com.br ou no telefone (11) 5667-6144.



Desde 1989 desenvolvendo e fabricando tintas e vernizes para atender os diversos segmentos de aplicação técnica.

  • Linkedin

© por Selak Tintas e Vernizes Industriais

ATENDIMENTO

Estrada Taboão do Parateí, 151
Mogi das Cruzes/SP - CEP 08772-010

Segunda a Quinta das 7h às 17h - Sexta das 7h às 16h

tintas@selak.com.br
Telefone (11) 5667-6144   (11) 2500-2944

www.selak.com.br

www.selak.blog.br
 

(11) 9.9140-3135

  • Linkedin
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
Inscreva-se e receba informações e novidades da Selak Tintas e Vernizes
Comuni4