• Selak

Um aniversário muito especial

Dia 31 de Agosto é uma data muito especial para toda a Família Selak, pois seu Fundador e Diretor, Aldir Nunes, está aniversariando junto à empresa que criou.


Técnico em Química Industrial, o sr. Aldir, ou simplesmente Aldir, como sua simplicidade, sempre trabalhou em empresas privadas e isso lhe fez acreditar que um dia aproveitaria a oportunidade para desenvolver um conceito de trabalho que se transformaria na Selak Tintas e Vernizes.


Aldir Nunes e Lilian Jobim, encontro de gerações para levar à Selak Tintas e Vernizes ao futuro

Tudo começou em 1989. "Na época trabalhava na antiga Kelly Tintas, na região de Interlagos, Santo Amaro, empresa fabricante de tintas industriais, especiais e cosméticos. Algum tempo depois, atuando como técnico químico e assistente técnico da empresa, percebeu que algumas das necessidades dos clientes não estavam sendo atendidas pela fábrica", recorda.


Naquela época, o sr. Aldir analisou como isso poderia ser resolvido e quais as ações para fabricar pequenas quantidades de diversos produtos de qualidade. Não era um problema de fácil resolução dentro de uma fábrica de produção de grandes volumes, motivo pelo qual a Kelly Tintas, que já não existe mais, lhe fez a sugestão de desenvolver um sistema e começar sua empresa com matéria prima fornecida pela Kelly Tintas para, assim, desenvolver especialidades em pequenos volumes. Como já estava prestando serviço e tinha o espaço dentro da Fábrica, o Sr. Aldir fez um acordo com o dono da Kelly Tintas para para utilizá-lo e assim, produzir quantidades pequenas de produtos especiais. Dessa forma, além do agradecimento pela oportunidade, o Sr. Aldir focou inicialmente nos pilares de um negócio de produção que, trinta anos depois, continua firma e forte no mundo das tintas e vernizes:


- Atendimento personalizado

- Quantidades pequenas e grandes

- Produtos fabricados sob encomenda

- Cores personalizadas

- Prazos atendidos conforme solicitado pelo cliente


Os primeiros quatro anos foram de acerto e preparação, além de entender como e qual as demandas dos novos clientes. O ponto de partida foi com os produtos sob encomenda para comunicação visual, com cores especiais e em pequenas quantidades.


Logo, o planejamento seguiu com a fundação de uma pequena empresa fabricante de tintas e vernizes, específica para atendimento a esse grupo potencial de clientes. Foi um tempo em que as decisões se tornaram difíceis e os procedimentos longos, no entanto, a ideia de levar adiante o projeto exigiu pouca hesitação, pois pequenos serviços de pintura viabilizaram o início da produção e formação da fabricante.


Quando as coisas estavam mais resolvidas do ponto de vista produtivo, foi o momento da separação. Para isso, ter um nome empresarial era fundamental, pois o caminho ao reconhecimento deveria ser sólido e permanente. Foi assim que surgiu o nome Selak, uma mistura entre "selantes e lacas", que não foi 100% criação própria. Segundo o Sr. Aldir, o nome Selak foi inspirado em uma empresa que jamais funcionou, da qual adquiriu o domínio do nome e as licenças existentes. Pronto! A semente estava plantada.


O primeiro cliente foi a Fevap, uma indústria de eletro eletrônicos para linha branca, que já era um cliente antigo e habitual atendido pelo Sr. Aldir, mas que naquela época atingiu seu ápice e, definitivamente, o incentivou a trabalhar mais.


Com o passar do tempo, especificamente oito anos de árduo trabalho, foco nos negócios e conquistando vários clientes, a Selak inicia a construção de um galpão para trabalhar com mais espaço e recursos, prédio que ainda hoje deixa saudades na zona sul de São Paulo. No começo a rua era sem asfalto, com algumas indústrias, mas mesmo assim o Sr. Aldir enfrentou todas as dificuldades.

Antiga fábrica Selak, na rua Pedro Santalúcia

Chegaram mais clientes, alguns muito relevantes e importantes, como o Banco Itaú e Rede Carrefour, que ajudaram ainda mais a alavancar os negócios durante vários anos. Para atendê-los, era necessário buscar matérias primas, negociar, comprar, transportar, desenvolver e entregar. O Sr. Aldir foi um "faz de tudo" na empresa, mas tudo isso trouxe bons resultados, pois além da empresa crescer cada vez mais, marcou a solidez da empresa sem perder a característica simples e dinâmica de atendimento.


Em 2001 e 2002, devido à enorme crise do país, a Selak teve inúmeros problemas, pelo qual parou momentaneamente a produção. Depois da retomada da produção, em 2008 o cenário muda e os pedidos se incrementaram exponencialmente, liderados pelo Banco Itaú com tintas homologadas para comunicação visual e mobiliário e também pelas lojas Carrefour, que ajudaram na retomada e alavancando a produção da Selak.


Com a produção caminhando no antigo prédio na zona sul, os sinais de crescimento econômico foram notórios, o avanço imobiliário residencial e mudança de zoneamento da Cidade de SP gerou novos desafios para a saúde legal da empresa. A solução foi encontrar um novo endereço que atendesse as necessidades da Selak, como modernização, espaço e adequações legais e ambientas. E foi assim que a Selak chegou à Mogi das Cruzes, ponto escolhido pelo próprio Sr. Aldir, visionário, que identificou o ponto estratégico na região metropolitana de SP. Em 2019 adquiriu o terreno e iniciou construção em 2010. E em 2014 reinauguramos a Selak com prédio e maquinários novos e modernos, mudando toda logística e recursos humanos para o Polo Industrial de Mogi das Cruzes, em plena Copa do Mundo, no último ano antes da recessão que, diga-se de passagem, fez a Selak repensar conceitos, renovar a confiança e reposicionar suas estratégias em um novo momento de falta de confiança.


Nova Fábrica da Selak Tintas e Vernizes, no Polo Industrial de Mogi das Cruzes/SP

"Felizmente, cada cliente tem seu espaço reservado em nossa empresa e isso fez dela um grande diferencial, pois temos a preocupação de manter um ótimo relacionamento e um melhor atendimento, rápido e personalizado. O importante é que a Selak faz o estoque para o cliente e assim ele não precisa se preocupar, pois nós sempre faremos o desenvolvimento que ele precisa".

"Outra grande diferença é a amizade que fizemos em todos esses anos com outros empresários e clientes, grandes relacionamentos de trabalho, como por exemplo, nossos amigos da MetalRota, JBS, Grupo Piatex, só por citar alguns", conta o sr. Aldir.


Sobre como descreve um momento tão especial, ele conta que "na verdade, não tinha noção de como poderia chegar até hoje. Nunca pensei. Fomos chegando na medida em que foi possível e acredito que no futuro haverá ainda muito espaço para a Selak". Quando consultado sobre como transitar em tempos de crise, ele foi muito direto e deu um conselho: "Manter a persistência e a presença, em todos os âmbitos, para não dilatar processos e assim segurar o contato direto com o cliente". Além disso, ele foi enfático no sentido de como chegou ao patamar conquistado pela Selak, que foi devido ao trabalho em conjunto com os funcionários, alguns de longa data na empresa, e principalmente e sempre fundamental, com a participação de toda a família e em todos os processos.


Ao sr. Aldir e à empresa Selak, desejamos os mais sinceros votos para uma vida longa, próspera, de crescimento nos negócios e repleta de cores.


Desde 1989 desenvolvendo e fabricando tintas e vernizes para atender os diversos segmentos de aplicação técnica.

  • Linkedin

© por Selak Tintas e Vernizes Industriais

ATENDIMENTO

Estrada Taboão do Parateí, 151
Mogi das Cruzes/SP - CEP 08772-010

Segunda a Quinta das 7h às 17h - Sexta das 7h às 16h

tintas@selak.com.br
Telefone (11) 5667-6144   (11) 2500-2944

www.selak.com.br

www.selak.blog.br
 

(11) 9.9140-3135

  • Linkedin
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
Inscreva-se e receba informações e novidades da Selak Tintas e Vernizes
Comuni4